Cabana da Ponte - Cacau

Cacau

Produção atual: 15.000 arrobas/ano
Área plantada: 900 hectares

Na Cabana da Ponte Agropecuária a exploração do cacau começou quando, a partir de 1930, o fundador da empresa Sr. João Borges da Rocha Neto, começou a comprar fazendas a partir da comercialização das sementes de cacau em Itabuna.

O plantio de cacau é feito atualmente em 6 fazendas, nos municípios de Ilhéus, Buararema, Ibicaraí, Lomanto Júnior e Itapuí.

As fazendas São Bento e das Puaias estão em processo de certificação orgânica para produção de cacau fino.

A formação básica dos cacaueiros do complexo produtivo da Cabana da Ponte é constituída principalmente pelos grupos forasteiro amazônico (95%) e trinitários ou híbridos (5%).  São produtivos quase o ano todo. A primeira colheita, chamada "temporã", ocorre nos meses de março a agosto (época das chuvas), e a segunda nos meses de setembro a fevereiro (época seca).

Temos hoje um engenheiro agrônomo, consultor em bioagricultura, encarregado de desenvolver um trabalho de biodiversidade em todas as fazendas da Cabana, com atenção especial para as fazendas de cacau.

 

O setor agrícula da empresa possui cerca de 1000ha de roças de cacau e 100ha de seringueiras. A área mista de seringa e cacaué o hectare mais retável da Cabana da Ponte. Na fazenda São Bento estamos em processo de certificação para a produção de cacau fino, com preço de mercado diferenciado. Uma nova plantação de 10ha de seringa na fazenda de Puaias foi concluída e será produtiva dentro de 4 a 5 anos.